quinta-feira, 7 de abril de 2011

Atividades Desenvolvidas na equipe-

Ideias que possam solucionar os principais problemas detectados sobre: Acesso e Permanência dos alunos na escola:
-Formar grupos de reforço para alfabetizar crianças com dificuldades, de acordo ano/ serie.
-Utilizar com qualidade os espaços da escola (sala de leitura, informatica e entorno)
-Acolher e incentivar melhor os estudantes do EJA, criando um ambiente agradavael para os filhos de estudantes.
-Criar práticas significativas de aprendizagens.
-Buscar paracerias com outras instiuições para acompanhar alunos com diversas dificuldades.













Conhecer suas dificuldades e incentivar suas potencialidades, observá-los de perto, demonstrar interesse na sua rotina de estudos e compreender suas diferenças.

Avaliação Institucional
As 7 dimensões do INDIQUE  
1.      Ambiente educativo
2.      Pratica pedagógica e avaliação
3.      Ensino e aprendizagem da leitura e da escrita
4.      Gestão escolar democrática
5.      Formação e condições de trabalho
6.      Ambiente físico escolar
7.      Acesso e permanecia dos alunos na escola
DE   QUE  FORMA  A  AVALIAÇÃO  PODE CONTRIBUIR PARA CONSTRUÇÃO E RECONSTRUÇÃO DA AÇÃO PEDAGÓGICA?
O QUE FAZEMOS COM OS RESULTADOS DAS AVALIAÇÕES?



Deve ter sempre por princípio a melhoria contínua dos processos visando alavancar a instituição no seu percurso de crescimento e/ou consolidação.

O que é qualidade na Educação?
Ouvimos muito que o ensino público no Brasil é de má qualidade. Mas uma escola considerada de boa qualidade há cem anos, hoje seria vista assim? Uma boa escola para a população da floresta amazônica também será boa para quem mora num grande centro urbano? Os Indicadores da Qualidade na Educação – Indique constituem um instrumental de avaliação da qualidade da escola baseado no princípio de que só a própria comunidade escolar pode saber o que é qualidade para ela.

Como são elaborados os indicadores de qualidade?
A principal característica do Indique é que ele foi pensado para ser aplicado pela escola e por toda a comunidade de forma autônoma. Por esse motivo, ele tem uma linguagem clara e simples, é auto-explicativo e seus resultados são vistos no mesmo dia em que a avaliação é feita. Toda a comunidade, desde pais e alunos até funcionários e representantes de instituições que trabalham com a escola, tem sua opinião igualmente ouvida e respeitada. A idéia é fazer uma reflexão sobre a situação da educação na escola e propor formas de melhoria.
É Um instrumento de gestão
uso do Indique é uma forma eficiente de conhecer as escolas e suas especificidades e obter informações para definir prioridades de investimentos. Esse instrumental também pode ser um grande auxiliar na orientação de programas de reforço pedagógico

REPETINDO O MÓDULO IX

Dia 05/04/11 terça-feira foi repetido o encontro do Progestão com os cursistas para aprofundamento do módulo IX que tem como tema: Como desenvolver a avaliação institucional da escola? As apresentações das unidades do modulo aconteceram de forma diversificada, reforçando a aprendizagem dos grupos.
Como mensagem de acolhida e motivação dos cursistas foi apresentado o slide de um texto motivacional “Quando convivemos em equipe” verbalizado pela cursista Vanessa Matos. Em seguida tivemos momentos de estudo e discussões sobre os principais focos das unidades do módulo, construindo coletivamente algumas ações para serem aplicadas nas escolas.

No segundo momento, no noturno, na Escola Municipal Waldir Magalhães de Andrade. iniciamos nosso trabalho com a mensagem reflexiva 10 palavras. Posteriormente foi socializado o material do Indique com oficinas de estudo das sete dimensões. Apresentação comentada tendo como referência teórica metodológica o módulo IX do Progestão. Reflexão coletiva a respeito do papel social dos profissionais da escola na elaboração do projeto político pedagógico, o que oportunizou a socialização de saberes entre os grupos e a construção de novos conhecimentos.


Foi ressaltada também a importância dessa formação continuada para os gestores organizado na modalidade EAD, para atender em serviço, gestores das escolas públicas do país. Mas que a maioria esta deixando passar essa grande oportunidade. Como falar em lideranças comprometidas com a construção de gestão democrática e sucesso escolar dos alunos? Se os mesmos não se empenham nessa formação?
Aplaudimos para: O compartilhar de algumas experiências de trabalho e pessoal entre o grupo. Momento significativo, para orientações e esclarecimentos. Diálogo aberto e troca de experiências entre cursistas.
O negativo: Número pequeno de presentes para os estudos dificultou a realização de trabalhos em grupo. A não realização da leitura do módulo, pois ainda não receberam os mesmos impressos. A discussão em pequenos grupos ficou prejudicada as dinâmicas de trabalho.