quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Como gerenciar o espaço físico e o patrimonio da Escola?

“Têm-se o equivocado pensamento de tudo o que é PÚBLICO é de NINGUÉM. A escola é um patrimônio público e como tudo o que é PÚBLICO é de TODOS.”
  JUSTIFICATIVA:
O que é patrimônio escolar?
Quando se fala em patrimônio, a primeira idéia que vem à cabeça é a de patrimônio como algo material, palpável, com custo determinado, representado por infra-estrutura, equipamentos e mobiliário: o prédio, o muro, a quadra de esportes, os computadores, o material de secretaria e as carteiras escolares, por exemplo. De fato, o patrimônio material se constitui de bens imóveis (terreno e prédio) e de bens móveis (mobiliário, equipamentos etc.).
Entretanto, o conceito de patrimônio relaciona-se, também, ao que chamamos de imaterial, constituído pela identidade da escola, historicamente construída em sua relação com a comunidade, a partir de seu projeto pedagógico e de sua evolução ao longo do tempo. Esse projeto é a marca da escola como instância educacional e política, bem cultural e referencial histórico na comunidade em que está inserida. Uma escola é resultado de um conjunto de experiências acumuladas,   do trabalho   de muitas    pessoas que
lutaram por ideais, desenvolveram planos e projetos, alcançaram êxitos e amargaram fracassos. Há, pois, toda uma trajetória que, gradativamente, vai constituindo o patrimônio imaterial da escola. E ele se revela por meio de muitos elementos: os símbolos escolares (a bandeira, o hino, o uniforme etc.),os principais projetos de ensino-aprendizagem, o material didático utilizado, os movimentos cívicos que liderou ou de que participou, as festas promovidas, a participação em apresentações culturais, esportivas, trabalhos comunitários,o perfil de seus alunos, a qualidade de seus mestres etc. Para o bom gerenciamento do patrimônio escolar, é preciso que o(a)gestor(a) trabalhe na perspectiva de integrar estas duas vertentes, necessariamente complementares: o patrimônio material e o patrimônio imaterial.Só faz sentido existir o prédio se a instituição nele abrigada desempenha com clareza seu papel na comunidade ao longo de sua existência, cumprindo sua função social.

OBJETIVOS:
Ø  Planejar e executar a gestão de material e patrimônio em sua escola.

Ø  Integrar a gestão de material e do patrimônio à gestão pedagógica da
            escola.

Ø  Identificar soluções para as dificuldades da gestão de material e do patrimônio em sua escola e selecionar prioridades                   
            de ação.

Ø  Desenvolver estratégias de mobilização para um gerenciamento público com controle social do material e do patrimônio da escola.

Ø  Identificar os dispositivos legais e os procedimentos que regulam a gestão
            do material e do patrimônio na   
            administração pública.

Ø  Elaborar propostas para o desenvolvimento da escola como pólo comunitário,de acordo com seu projeto pedagógico
Horário 8:30
1-Acolhimento
2-Exposição de vídeos e Painéis com fotos das escolas municipais
3- Realização de Atividades de Desafio sobre o módulo:
4-Lanche;
5-Como gerenciar o espaço físico e o patrimônio da escola? Estudo dirigido e socialização das unidades do módulo VII por escola.
6- Trabalho em grupo atividades do módulo
7 - Almoço
                                                                                            Horário: 13:30
            1-Dinâmica de Sensibilização Volta ao tempo  na  Escola;:   Reminiscências  da  escola;
2-Exposição de vídeo;
3-Slide de sensibilização do Módulo VIII
4- Orientações da atividade do módulo VIII
                          5-Mensagem de encerramento
6-Preenchimento de fichas e avaliação
 do encontro.
Quijingue-13 de outubro de 2011
Tutora-Maria do Carmo Abreu S.Amambahy