terça-feira, 14 de junho de 2011

Encontro do Módulo V em Conceição do Coité


COMO CONSTRUIR E DESENVOLVER OS PRINCÍPIOS DE CONVIVÊNCIA DEMOCRÁTICA NA ESCOLA?

JUSTIFICATIVA:
A sociedade brasileira é o que se pode chamar de uma sociedade plural.
É formada por diferentes etnias, grupos e culturas, por imigrantes de
Diversos países, por variados grupos de migrantes que entram em contato
formando novas e diferenciadas relações sociais. Entretanto, a convivência entre grupos diferenciados nos planos social e cultural, muitas vezes, é marcada pelo preconceito e pela discriminação.
Um dos grandes desafios da escola que está empenhada em construir e desenvolver o convívio democrático é neutralizar os preconceitos e as discriminações, reconhecer e valorizar a nossa identidade nacional cheia de riqueza pela sua pluralidade. Precisamos superar todo tipo de discriminação e valorizar as características específicas dos grupos que compõem a nossa sociedade.
Nesse sentido, a escola deve ser um local onde se aprende que é possível
a coexistência, em igualdade, dos diferentes. Esse trabalho se dá a todo
instante e é baseado na tolerância, no respeito aos direitos humanos e na
noção
de cidadania compartilhada por todos os brasileiros.
OBJETIVOS

•Identificar elementos comuns aos propósitos da educação e à construção da convivência democrática na escola.

•Identificar diferentes formas e determinações da violência e do convívio democrático escolar-social.

•Identificar áreas favoráveis à criação de projetos de inserção social do corpo discente de sua escola.

•Identificar suas responsabilidade na garantia dos direitos preconizados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

PROGRAMAÇÃO
MATUTINO
Abertura e acolhimento
Combinados
Exposição de Vídeo
Exposição de slide teórico
Textos reflexivos
Vídeos
Trabalho em grupo
Apresentação do trabalho de grupo
VESPERTINO
Sensibilização
Devolutiva das atividades do Módulo IV
Apresentação do Módulo IV
Exposição de Vídeo
Avaliação
Arraiá do Progestão

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