quinta-feira, 7 de abril de 2011

Atividades Desenvolvidas na equipe-

Ideias que possam solucionar os principais problemas detectados sobre: Acesso e Permanência dos alunos na escola:
-Formar grupos de reforço para alfabetizar crianças com dificuldades, de acordo ano/ serie.
-Utilizar com qualidade os espaços da escola (sala de leitura, informatica e entorno)
-Acolher e incentivar melhor os estudantes do EJA, criando um ambiente agradavael para os filhos de estudantes.
-Criar práticas significativas de aprendizagens.
-Buscar paracerias com outras instiuições para acompanhar alunos com diversas dificuldades.













Conhecer suas dificuldades e incentivar suas potencialidades, observá-los de perto, demonstrar interesse na sua rotina de estudos e compreender suas diferenças.

Avaliação Institucional
As 7 dimensões do INDIQUE  
1.      Ambiente educativo
2.      Pratica pedagógica e avaliação
3.      Ensino e aprendizagem da leitura e da escrita
4.      Gestão escolar democrática
5.      Formação e condições de trabalho
6.      Ambiente físico escolar
7.      Acesso e permanecia dos alunos na escola
DE   QUE  FORMA  A  AVALIAÇÃO  PODE CONTRIBUIR PARA CONSTRUÇÃO E RECONSTRUÇÃO DA AÇÃO PEDAGÓGICA?
O QUE FAZEMOS COM OS RESULTADOS DAS AVALIAÇÕES?



Deve ter sempre por princípio a melhoria contínua dos processos visando alavancar a instituição no seu percurso de crescimento e/ou consolidação.

O que é qualidade na Educação?
Ouvimos muito que o ensino público no Brasil é de má qualidade. Mas uma escola considerada de boa qualidade há cem anos, hoje seria vista assim? Uma boa escola para a população da floresta amazônica também será boa para quem mora num grande centro urbano? Os Indicadores da Qualidade na Educação – Indique constituem um instrumental de avaliação da qualidade da escola baseado no princípio de que só a própria comunidade escolar pode saber o que é qualidade para ela.

Como são elaborados os indicadores de qualidade?
A principal característica do Indique é que ele foi pensado para ser aplicado pela escola e por toda a comunidade de forma autônoma. Por esse motivo, ele tem uma linguagem clara e simples, é auto-explicativo e seus resultados são vistos no mesmo dia em que a avaliação é feita. Toda a comunidade, desde pais e alunos até funcionários e representantes de instituições que trabalham com a escola, tem sua opinião igualmente ouvida e respeitada. A idéia é fazer uma reflexão sobre a situação da educação na escola e propor formas de melhoria.
É Um instrumento de gestão
uso do Indique é uma forma eficiente de conhecer as escolas e suas especificidades e obter informações para definir prioridades de investimentos. Esse instrumental também pode ser um grande auxiliar na orientação de programas de reforço pedagógico

Nenhum comentário: