terça-feira, 3 de maio de 2011

Encontro de Tutores

03/05/2011 terça-feira,Serrinha-Bahia DIREC 12.
Realização de mais um encontro de Tutores do Progestão para estudos do módulo III Nossa multiplicadora Glaucia Varella conduziu os trabalhos de forma dinâmica e objetiva.

A Proposta Pedagógica é o documento guia para a elaboração de todos os outros como: Regimento Escolar, Plano de Gestão, Plano de Curso, Plano de Ensino.
 
 A elaboração do projeto político-pedagógico precisa contemplar a missão, a clientela, dados sobre aprendizagem, relação com as famílias, recursos, diretrizes pedagógicas, plano de ação da escola.
O gestor é o responsável pela criação de um ambiente acolhedor, que viabilize o trabalho educacional, cumprindo o projeto pedagógico da escola. Mas é essencial que ele envolva equipe, pais e alunos em torno desse objetivo. "Todos os atores da comunidade escolar ensinam e aprendem. E os espaços e práticas atitudinais também educam"
Os princípios e valores da escola devem ser discutidos em reuniões pedagógicas ou institucionais (com os funcionários) e assembléias do conselho escolar, do conselho de classe e do grêmio estudantil. É papel do diretor participar de todos esses encontros, levar material bibliográfico que possa embasar as discussões e registrar o que foi debatido
É um caminho interessante a ser seguido na gestão escolar. "O diretor precisa ter conhecimento pedagógico ou buscar parcerias para conseguir caminhar com os professores. "Só assim ele consegue dar sentido ao trabalho docente, fazendo cada educador se sentir parte de um grupo em que há espaço para tirar dúvidas e fazer sugestões de melhoria."

Como Promover a Construção Coletiva do Projeto Pedagógico da Escola?
A construção do projeto pedagógico é um processo compreendido por três momentos interligados: diagnostico da realidade da escola, levantamento das concepções do coletivo da escola e programação das ações a serem desenvolvidas por todos os sujeitos da escola. Permitindo caminhar do real para o ideal.
Desenvolvendo ações viáveis possíveis de serem implementadas. Portanto ações que requerem planejamento e avaliação desde o diagnostico ate a execução das ações.
A escola necessita de um planejamento que considera a organização do trabalho escolar, e sua pratica pedagógica, de modo a desenvolver planos de ação que possibilitem a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem dos alunos.
Por que construir coletivamente o Projeto Pedagógico? Porque faz parte do cotidiano escolar, da pratica pedagógica, é o eixo norteador que representa o funcionamento a escola, e deve ser assumido como uma conquista do coletivo da escola, como um instrumento de luta e de organização
                 

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