“O importante não é o que fizeram de nós, mas o que vamos fazer daquilo que fizeram de nós.”
Jean-Paul Sartre, O ser e o nada
GOVERNADOJaques Wagner
SECRETÁRIO DA EDUCAÇÃO
Oswaldo Barreto
SUPERINTENDÊNCIA DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DO SISTEMA EDUCACIONAL
Eni Santana Barretto Bastos
DIRETORIA DE ACOMPANHAMENTO, AVALIAÇÃO E APOIO A MUNICÍPIOS
Nadja Maria Amado de Jesus
COORDENAÇÃO DO PROGESTÃO
Antônio Carlos Santos Silva
DIRETORIA DE ASSESSORAMENTO À GESTÃO DA EDUCAÇÃO
Euzelinda Nogueira Dantas
DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO
José Jivaldo Oliveira de Jesus
MULTIPLICADORA
Glaucia Mª Leal L.Varela
TUTORAS
Iara batista
Maria do Carmo Abreu Amambahy
COORDENADOR /LOGÍSTICA
Ricardo Oliveira
MÓDULO V
COMO CONSTRUIR E DESENVOLVER OS PRINCÍPIOS DE CONVIVÊNCIA DEMOCRÁTICA NA ESCOLAQUIJINGUE-BA
AGOSTO DE 2011
JUSTIFICATIVA
A sociedade brasileira é o que se pode chamar de uma sociedade plural.
É formada por diferentes etnias, grupos e culturas, por imigrantes de
Diversos países, por variados grupos de migrantes que entram em contato
formando novas e diferenciadas relações sociais. Entretanto, a convivência entre grupos diferenciados nos planos social e cultural, muitas vezes, é marcada pelo preconceito e pela discriminação.
Um dos grandes desafios da escola que está empenhada em construir e desenvolver o convívio democrático é neutralizar os preconceitos e as discriminações, reconhecer e valorizar a nossa identidade nacional cheia de riqueza pela sua pluralidade. Precisamos superar todo tipo de discriminação e valorizar as características específicas dos grupos que compõem a nossa sociedade.
Nesse sentido, a escola deve ser um local onde se aprende que é possível
a coexistência, em igualdade, dos diferentes. Esse trabalho se dá a todo
instante e é baseado na tolerância, no respeito aos direitos humanos e na
noção
de cidadania compartilhada por todos os brasileiros.
OBJETIVO
Identificar elementos comuns aos propósitos da educação e à construção da convivência democrática na escola.
Identificar diferentes formas e determinações da violência e do convívio democrático escolar-social.
Identificar áreas favoráveis à criação de projetos de inserção social do corpo discente de sua escola.
Identificar suas responsabilidade na garantia dos direitos preconizados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
PROGRAMAÇÃO
acolhida-Dinâmica da caixa
Exposição de Vídeo-Infância Roubada
Socialização das atividades em grupo
(Quijingue)
Estudo de Caso
Apresentação teatral
Trecho da peça: Alice no País das maravilhas
Atividade socializada:
Plano de Intervenção nas dificuldades de Aprendizagem. (Algodões)
Elaboração de Plano de Ação para abordar o ECA.
Exposição de Vídeo-módulo VI
Avaliação do encontro
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