quarta-feira, 13 de julho de 2011

Atividade do Caderno do módulo IV

Nesta atividade, a idéia central é focar o sucesso escolar. Para alcançá-lo, é importante acompanhar passo a passo o desenvolvimento de cada aluno, identificando os eventuais problemas tão logo eles apareçam, e delinear estratégias apropriadas de intervenção pedagógica. Consultem, sempre que necessário, o Caderno de estudo.Durante as discussões, procurem prestar atenção em quem discorda do ponto de vista da maioria. Argumentem com base no que aprenderam e, sobretudo, em sua experiência.Leiam atentamente a proposta, que envolve três etapas. Escolham amelhor forma de registrar as atividades em cada uma dessas etapas. Vocês podem optar por folhas ou fichas e organizá-las em uma pasta ou envelopes. O importante é que registrem cada etapa desta atividade.
                                                                                                                               
                                                               
   ETAPA 1:

A)   Identifique os 10% de alunos com menor rendimento na sua escola. Se o estabelecimento tiver muitos alunos nessa situação, definir o número para realizar a tarefa a contento (por exemplo: 10 ou 20 dos alunos mais frágeis em termos de aprendizagem). Para tanto vocês devem:

a)Pedir para os professores indicarem os quatro alunos (ou um número razoável) com  rendimento escolar baixo, especificando os critérios adotados.  b) Coletar dados do histórico escolar dos alunos.  c) Apontar, para cada aluno, as áreas ou disciplinas em que alcançam melhor rendimento escolar. d)Especificar os níveis ou notas de rendimento escolar e áreas ou disciplinas de rendimento mais baixO.   e) Comparar os dados com a indicação dos professores, de modo a verificar se os alunos indicados são, efetivamente, os de baixo rendimento.   f)Relacionar outras fontes de informação que permitam definir melhor o grupo de alunos com o qual se vai trabalhar.   g) Fazer uma lista com o grupo definido no item anterior. h) Elaborar uma ficha para cada aluno do grupo selecionado, contendo toda a informação coletada.


ETAPA 2-

B)Identificar e classificar a natureza dos problemas de aprendizagem presentes no grupo. Para tanto, vocês devem:
a)Identificar, no grupo selecionado, os alunos...

...cujas dificuldades se concentrem em uma ou duas áreas específicas.

...cujo problema principal está na freqüência às aulas.

...que demonstram baixo rendimento em todas as disciplinas ou na maioria delas, embora freqüentem regularmente as aulas.

..que não freqüentam as aulas e apresentam baixo rendimento em todas as disciplinas ou na maior parte delas.

...que apresentam outros tipos de problemas, listando-os.

b)Reunir os professores que tem alunos com problemas de natureza semelhante. Conversar com cada um deles para um dossiê completo sobre cada estudante. Por exemplo: o aluno é feliz na escola? Ele se dá bem com os companheiros? E em sua casa, como vão as coisas? Qual é a situação dos pais?

c) Elaborar um roteiro de entrevista com os alunos. Se não for possível fazê-lo com todo o grupo, ao menos o faça com um subgrupo.


ETAPA 3:

A)   Planejar estratégias de intervenção pedagógica para superar os problemas identificados e assegurar o sucesso de cada aluno que integra o grupo estudado. Os seguintes passos podem ajudar:
a)    Especificar para cada grupo de aluno até que ponto os problemas são de ensino ou de aprendizagem, analisando em especial a interação entre professor e aluno.
b)   Identificar que professor da escola está mais capacitado para lidar com cada tipo de problemas de aprendizagem detectado.
c)    Definir estratégias de trabalho junto aos professores para atender os alunos que apresentam problemas de aprendizagem semelhantes: estudos de recuperação, trabalho em grupo, uso de outros alunos como monitores, realização de tarefas especificas para casa etc. d)   Discutir como os alunos devem ser avaliados e com que critérios. e)    Discutir soluções alternativas em caso de ocorrerem problemas. f)     Estabelecer um cronograma de trabalho.
Em Seguida vem
EXECUÇÃO DA TAREFA,  DADOS COLETADOS, E ANÁLISE DOS DADOS.
        

Nenhum comentário: