terça-feira, 12 de julho de 2011

Encontro do Módulo IV com os Cursistas


O (in)sucesso escolar dos jovens não depende apenas das suas capacidades cognitivas, mas também do seu bem-estar físico e emocional. Por isso, o ambiente escolar deve constutuir-se em um espaço de relações sociais saudáveis e aprendente.Autor DesconhecidoGOVERNADO Jaques Wagner
SECRETÁRIO DA EDUCAÇÃO
Oswaldo Barreto
SUPERINTENDÊNCIA DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DO SISTEMA EDUCACIONAL
Eni Santana Barretto Bastos
DIRETORIA DE ACOMPANHAMENTO, AVALIAÇÃO E APOIO A MUNICÍPIOS
Nadja Maria Amado de Jesus
COORDENAÇÃO DO PROGESTÃO
Antônio Carlos Santos Silva
DIRETORIA DE ASSESSORAMENTO À GESTÃO DA EDUCAÇÃO
Euzelinda Nogueira Dantas
DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO
José Jivaldo Oliveira de Jesus
MULTIPLICADORA REGIONAL
Glaucia Mª Leal L.Varela
TUTORAS-
Iara Batista Damascena
Maria do Carmo Abreu Silva Amambahy
Coordenador Logística -Ricardo Oliveira 
MÓDULO IV
COMO PROMOVER O SUCESSO DA APRENDIZAGEM DO ALUNO E SUA PERMANÊNCIA NA ESCOLA?
QUIJINGUE-BA 12/13 de JULHO DE 2011
JUSTIFICATIVA:
Uma boa escola é aquela que promove a aprendizagem de todos os seus alunos e lhes assegura uma trajetória de sucesso. Essa meta pode ser atingida se a equipe gestora contar com subsídios efetivos para auxiliá-la nesta tarefa.
O Módulo IV do PROGESTÃO trata, especificamente, de questões relacionadas ao processo ensino aprendizagem de modo que, as realizar as leituras e atividades propostas, os gestores escolares possam encontrar novos caminhos ou jeitos novos de caminhar para pensarem a gestão pedagógica das escolas, de forma que possam assegurar a permanência do aluno na escola com uma aprendizagem significativa.
OBJETIVOS
    Identificar como a relação entre desenvolvimento e aprendizagem é vista pelas diferentes correntes psicológicas.
     Identificar como a relação entre desenvolvimento e aprendizagem é vista pelas diferentes correntes psicológicas.
        Identificar formas de organizar o trabalho pedagógico em sala de aula, de modo a atender às necessidades de seus alunos
       Apontar os mitos que em sua escola cercam a avaliação e indicar caminhos que ajudem a derrubá-los.
PROGRAMAÇÃO
MATUTINO
Acolhimento
Vídeo: Educar na Contemporaneidade
Slide: Escola antiga e atual
Aprofundamento do Módulo
Apresentação das equipes (Seminário Expositivo PPP)
Vídeo: Avaliação: Prêmio ou Punição
Show do Milhão
VESPERTINO
Dinâmica de Aquecimento
Apresentação do Módulo V em slide
Exposição do vídeo do Módulo V
Preenchimento de fichas
Avaliação do Encontro
Encerramento: Vídeo O Poder da Visão

Nenhum comentário: