quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Encontro de Tutores em Serrinha

Secretaria de Educação do Estado Bahia
SUPAV / CPE / PROAM / PROGESTÃO
Dietoria Regional de Educação -12
Secretaria Municipal de Educação de Serrinha

“A avaliação precisa ser espelho e lâmpada, não apenas espelho. Precisa não apenas refletir a realidade, mas iluminá-la, criando enfoques, perspectivas, mostrando relações, atribuindo significados”
M. H. Abrams
SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
TECENDO REFLEXÕES SOBRE O IDEB

1- POR QUE AVALIAR A ESCOLA?
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A escola pública tem necessidade de se auto-avaliar e de ser avaliada externamente devido ao caráter público de suas ações. Como seu custeio e resultados afetam toda a sociedade, ela deve ser avaliada em termos de sua eficácia social e da eficiência de seu funcionamento.
A avaliação institucional, interna e externa são também maneiras de estimular a melhoria do desempenho e de evitar que a rotina descaracterize os objetivos fundamentais da educação, que é a qualidade dos serviços prestados. A avaliação institucional preocupa-se essencialmente com os resultados das ações educativas da escola, em particular, os relativos a ensinar e aprender. Deve ser um processo contínuo e aberto, no qual os setores da escola - pedagógicos e administrativos – juntamente com a comunidade escolar e local, reflitam sobre seus modos de atuação e os resultados de suas atividades em busca da melhoria da escola.
Além de valer-se da racionalidade dos meios, usando aferições quantitativas e indicadores clássicos, a avaliação institucional abrange dimensões qualitativas, inclusive, aquelas vinculadas ao Projeto Político Pedagógico da Escola. Não é só um debate técnico, mas ético e político sobre os meios e os fins da educação. É um processo construtivo, e não só de constatação. Pressupõe uma postura de análise de causas e efeitos, sendo, portanto, um processo de constante de reflexão sobre a prática pedagógica.
Ao se avaliar não se espera eliminar todas as discordâncias, dúvidas e contradições características do cotidiano escolar. No entanto, a avaliação deve contribuir para revelar e estimular a identidade própria de cada escola, preservando também a pluralidade de opiniões que é constitutiva de qualquer instituição que se proponha democrática.
PORGRAMAÇÃO
MATUTINO
1-Acolhimento - (8h30min)
2-Abertura oficial: Composição da mesa - (9hs00min)
3-Mesa Redonda: (9h30min)
- Olhares Sobre A Avaliação Institucional
Diana Pipolo – Mestre em Educação /UNEB
Avaliação Institucional, PPP e IDEB: Que Relação é Essa?
- Clarice Freitas da Silva – Consultora Pedagógica
4-Espaço para Debates e perguntas;
5-Coffee break – (10h30min)
6-O IDEB dos municípios do âmbito da DIREC-12
José Jivaldo de Jesus Oliveira
Diretor da DIREC – 12 - (10:50)
7-Fórum de Gestão Democrática - (11h30min)
8-Almoço - (12h30min)
VESPERTINO
1-Entre Nós: Pra Acordar! (14h00min)
2-Nosso Marco Zero: Socializando o resultado do Fórum – (14h10min)
3-Slide Teórico do Módulo IX – (14h15min);
4-Vídeo do Progestão sobre Avaliação Institucional – (15h30min)
5- Apresentação do material do INDIQUE e Orientação das Atividades - (16h00min);
6-Análise Situacional do Progestão dos municípios e encaminhamentos coletivos – (16h30min);
7-Encerramento – (17h00min)
8-Avaliação – (17h30min)

A árvore que não dá fruto
é xingada de estéril.
Quem examina o solo?
O galho que quebra
é xingado de podre, mas
não havia neve sobre ele?
Do rio que tudo arrasta
se diz que é violento
ninguém diz violentas
as margens que o cerceiam.

Bertolt Brecht

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