quinta-feira, 25 de novembro de 2010

O que é um Portfólio?

O portfólio é um dos procedimentos de avaliação condizentes com a avaliação formativa. Porta – folio, ou portfólio. Segundo Ferreira (1999, p.1.612), é uma pasta de cartão usada para guardar papéis, desenhos, estampas etc. HOUAISS E VILLAR (2001, PP.2.2.66-22.67) trazem também as duas formas: Porta-fólio e portfólio, esta última, sem acento agudo. O significado de portfólio, oferecido por estes últimos é o de “conjunto de coleção daquilo que está ou pode ser guardado num porta-fólio (fotografias, gravuras, etc..). “ e conjunto de trabalhos de um artista (Designer, desenhista, cartunista, fotógrafo etc...) ou fotos de um autor ou modelo usadas para divulgação entre clientes, editores etc..., porta-fólio (cartão) contendo material publicitário (sugestão de layouts, artes – finais provas etc...) que se leva a um cliente para aprovação.
Originalmente, o portfólio é uma pasta grande e fina, em que os artistas e fotógrafos iniciantes colocam amostras de suas produções, as quais apresentam a qualidade, a abrangência do seu trabalho, de modo a ser apreciado por especialistas ou professores.
Seu uso na escola significa assumir o entendimento de que o trabalho do aluno e o do professor não merecem menos do que isso (VALÊNCIA,apud VILLAS BOAS, 2001)
Em educação, o portfólio apresenta várias possibilidades, um dela é que a sua construção é feita pelos alunos. Nesse caso, o portfólio é a coleção de suas produções, as quais apresentam as evidências de sua aprendizagem. É organizado pelo próprio aluno, para que ele e o professor, em conjunto, possam acompanhar o seu progresso (VILLAS BOAS, 2001). O portfólio é um procedimento de avaliação que permite aos alunos participar da formulação dos objetivos de sua aprendizagem e avaliar seu progresso. Eles são, portanto, participantes ativos da avaliação.
Segundo (Arter e Spandel, Apud Villas Boas, p.38).
“(...) uma coleção proposital do trabalho do aluno que conta a história dos seus esforços, progresso, ou desempenho em uma determinada área. Essa coleção deve incluir a participação do aluno na seleção do conteúdo do portfólio; as linhas básicas para a seleção, os critérios para julgamento do mérito e evidência de auto-reflexão pelo aluno.”

Por que o Portfólio na avaliação escolar?
Essa concepção aborda três idéias: - avaliação é um processo em desenvolvimento; - Os alunos são participantes ativos desse processo, porque aprender a identificar e revelar o que sabem e o que ainda não sabem - a reflexão pelo aluno sobre sua aprendizagem é parte importante desse processo.
Pode-se afirmar que o portfólio é mais que uma coleção de trabalhos dos alunos. Não é apenas uma pasta onde se arquivam textos. A seleção dos trabalhos a serem concluídos é feita por meio de auto - avaliação, críticas cuidadosas, que envolvem o julgamento da qualidade da produção e das estratégias de aprendizagem utilizadas. Tudo isso, permite construir, entre outras coisas, o perfil do aluno refletindo o ritmo e a direção de seu crescimento os conteúdos de seu interesse, suas dificuldades e o potencial a ser desenvolvimento.
Além da sua própria produção cognitiva, o aluno é incentivado a colecionar no portfólio o registro de suas reflexões e impressões sobre o conteúdo, opiniões dúvidas, dificuldades, reações aos conteúdos e textos indicados, anotações pessoais, situações vividas e outros aspectos. No momento devido, todo esse material poderá oferecer subsídios para avaliação do conteúdo do aluno, do professor e das metodologias de ensino, assim como para estimar o impacto do conteúdo, do curso, ou programa educacional.
Os dados e impressões devem ser registrados e observados diariamente, o que oferece ao portfólio um significado muito mais amplo e realista, do que as informações que resultam de avaliações pontuais realizadas em situação de exame. De fato, as anotações diárias, que poderíamos chamar de “o diário do aluno”, fornecem uma imagem em movimento contínuo, identificando o percurso caminhado. Além disso, a ordem cronológica da produção aponta ritmo e o sentido do desenvolvimento, enquanto as provas constituem a expressão de um momento, a imagem estática de um instante de vida escolar.
Dessa forma, acredita-se que o portfólio é o instrumento que melhor se adequa ao princípio da avaliação integral, já que possui um lado pouco formal, o portfólio pode incluir notas alternativas, comentários e reflexões que permitem resgatar e comparar o caminho da aprendizagem, identifica os bloqueios, os obstáculos vencidos, as formas utilizadas para enfrentar e superar as dificuldades.
É importante destacar que o uso do portfólio beneficia qualquer tipo de aluno: o desinibido, o tímido, o mais e o menos esforçado, o que gosta de trabalhar em grupo, o que não gosta o mais ou menos interessado nas atividades escolares, o que gosta de escrever e até o que não gosta e pode até passar a gostar. Desenvolvido nessa perspectiva, o portfólio permite ao aluno acompanhar o desenvolvimento do seu trabalho de modo a conhecer suas potencialidades e os aspectos que precisam ser melhorados.

“(...) o grande lance é este: O aluno não estuda para ‘passar de ano ‘, mas para aprender. Assim todos são encorajados para desenvolver seu trabalho”. (VILLAS BOAS, 2004)

Nesse caso, o professor poderá perceber a identidade de cada aluno, não apenas como aluno, mas como sujeitos a aprender.
É preciso que o trabalho seja incentivado e orientado para que sejam atingidos os objetivos propostos que devem ser do conhecimento de todos. A construção do portfólio faz com que o aluno perceba que o trabalho pertence a ele, então, é preciso que seja responsável pela sua produção e execução. Ele não está fazendo algo para agradar os pais, mas para seu próprio benefício, o que torna prazeroso o ato de estudar.
A sistemática da avaliação através do uso do portfólio, tornando-se uma prática de toda escola, imprime uma dinâmica diferente à prática docente, pois se eliminam as atitudes centralizadoras, exclusivistas, seletivas, no que diz respeito à avaliação.
O portfólio reflete o desenvolvimento individual e pode revelar avanço significativo da aprendizagem durante o ano letivo. Apesar disso, o aluno pode continuar apresentando rendimento abaixo do esperado para série /ano em que se encontra. Essa situação deve ser analisada pela equipe pedagógica da escola e discutida com os pais para que se estabeleçam novas maneiras de atender as necessidades dos alunos. O grande problema enfrentado pelas instituições escolares ainda é a questão da aprovação ou reprovação. O que o trabalho com portfólio vem oferecer é que se mude a cultura escolar já estabelecida, de modo que ela seja o norteador de uma outra lógica: o aluno está em processo de aprendizagem e sempre progredindo, que deve basear-se na idéia de que a avaliação é investigação: de como os alunos aprendem, o que aprendem, de que maneira aprendem e deve se iniciar com uma leitura cuidadosa das atividades realizadas pelos alunos e posteriormente com um diálogo que o encoraje a continuidade do trabalho.
Nessa perspectiva, percebe - se que a avaliação por meio do portfólio está em perfeita consonância com os princípios da abordagem construtivista, tais como: o conhecimento é construído, a construção do conhecimento se efetiva por meio de experiências vividas pelo próprio aluno. De acordo com a visão construtivista, o conhecimento construído reflete a realidade da perspectiva do aluno que o construiu, ou seja, ”o conhecimento provém da atividade do aluno, da sua relação com a ação e sua experiência de mundo” (apud, MOULIN, NELLY p.7). Então, se os alunos ocupam diferentes contextos, os saberes por eles construídos resultam de processos de aprendizagem diferentes. Sendo assim, não haveria conhecimento homogêneo e, portanto, a avaliação não pode se basear em padrões pré - estabelecidos.

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