quinta-feira, 25 de novembro de 2010

I ENCONTRO PRESENCIAL

Secretaria de Educação do Estado Bahia
SUPAV / CPE / PROAM / PROGESTÃO
Diretoria Regional de Educação -12
Secretaria Municipal de Educação de QUIJINGUE-BA

MARIA DO CARMO ABREU SILVA AMAMBAHY
TUTORA DO CURSO

GLAÚCIA VARELA
MULTIPLICADORA REGIONAL

RICARDO OLIVEIRA
COORDENAÇÃO LOGÍSTICA

I ENCONTRO PRESENCIAL
TECENDO REFLEXÕES SOBRE MEMORIAL E PORTIFÓLIO

QUIJINGUE-BAHIA, 31 DE AGOSTO DE 2010



“É preciso começar a perder a memória, ainda que se trate de fragmentos desta, para perceber que é esta memória que faz toda a nossa vida. Uma vida sem memória não seria uma vida, assim como uma inteligência sem possibilidade de exprimir-se não seria uma inteligência. Nossa memória é nossa coerência, nossa razão, nossa ação, nosso sentimento. Sem ela, não somos nada.”
Luis Buñuel


1-POR QUE ELABORAR MEMORIAL E COMPOR PORTIFÓLIO?

O propósito da elaboração do memorial está intimamente relacionado a um exercício de reminiscência, isto é, de “puxar pela memória”. Submetida a um exercício que tem como objetivo trabalhar as experiências que a pessoa considera de maior relevância na sua trajetória, relatando-a de modo reflexivo.É um exercício de interrogação de nossas experiências passadas para fazer aflorar não só recordações/lembranças, mas também informações que confiram novos sentidos ao nosso presente. Sistematizar e escrever a própria história, rever a própria trajetória de vida e aprofundar a reflexão sobre ela é um exercício de autoconhecimento. Enfrentando o desafio de assumir a palavra e tornar públicas as suas opiniões, as suas inquietações, as suas experiências e as suas memórias – escrevendo sobre o processo de formação e a prática profissional. É fundamental para que conheçamos nossa história e nos identifiquemos como indivíduos e como sociedade.
A função pedagógico-formativa do memorial ao longo do curso auxiliará os cursistas no desenvolvimento e na articulação dos nexos entre a vivência de atuação social e os conteúdos teóricos vistos no curso, de modo a gerar uma interpretação crítica da sua experiência e da própria realidade que o cerca. Funcionará como uma “ferramenta de suporte” em sua formação, com o objetivo de gerar uma reflexão sistemática, à luz dos conteúdos teóricos, acerca de sua vivência local e os saberes constituídos A escola pública tem necessidade de se auto-avaliar e de ser avaliada externamente devido ao caráter público de suas ações. Como seu custeio e resultados afetam toda a sociedade, ela deve ser avaliada em termos de sua eficácia social e da eficiência de seu funcionamento. A avaliação institucional, interna e externa são também maneiras de estimular a melhoria do desempenho e de evitar que a rotina descaracterize os objetivos fundamentais da educação, que é a qualidade dos serviços prestados. A avaliação institucional preocupa-se essencialmente com os resultados das ações educativas da escola, em particular, os relativos a ensinar e aprender. Deve ser um processo contínuo e aberto, no qual os setores da escola - pedagógicos e administrativos – juntamente com a comunidade escolar e local, reflitam sobre seus modos de atuação e os resultados de suas atividades em busca da melhoria da escola.
Além de valer-se da racionalidade dos meios, usando aferições quantitativas e indicadores clássicos, a avaliação institucional abrange dimensões qualitativas, inclusive, aquelas vinculadas ao Projeto Político Pedagógico da Escola. Não é só um debate técnico, mas ético e político sobre os meios e os fins da educação. É um processo construtivo, e não só de constatação. Pressupõe uma postura de análise de causas e efeitos, sendo, portanto, um processo de constante de reflexão sobre a prática pedagógica.
Ao se avaliar não se espera eliminar todas as discordâncias, dúvidas e contradições características do cotidiano escolar. No entanto, a avaliação deve contribuir para revelar e estimular a identidade própria de cada escola, preservando também a pluralidade de opiniões que é constitutiva de qualquer instituição que se proponha democrática.
PROGRAMAÇÃO
MATUTINO
1-Acolhimento Música: Tocando em frente-Almir Sater (8h30min)
2-Leitura do texto: Sinergia nas equipes - (9hs00min)
3-Teste: Você está preparado para trabalhar em grupo (9h30min)
Leitura compartilhada do texto Educação a Distância.
4-Reflexão sobre conceitos de portfólio; Situando o portfólio (Exposição de slides);
5-INTERVALO – (10h30min)
6-Conhecer e reconhecer como se organiza um portfólio
7-Estudo dirigido: O que é um portfólio? (grupos) Instrumento para análise do portfólio - (11h30min)
8-Almoço - (12h30min)

VESPERTINO
1-Dinâmica: A Viagem! (13h00min)
Socialização – (13h10min)
2-Slide Teórico sobre MEMORIAL – (13h10min);
3-Leitura Compartilhada– (14h30min)
4-Intervalo- (15h00min)
5-Reflexão: Árvore da Vida - (15h10min);
6-Produção Textual – (15h20min)
7-Leitura de Memoriais-( 16h30)
7-Avaliação– (17h00min)


“O conhecimento que não é obtido através da experiência pessoal não é totalmente conhecimento.”

Lev Semenovich Vygotsky

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