COMO PROMOVER, ARTICULAR E ENVOLVER A AÇÃO DAS PESSOAS NO PROCESSO DE GESTÃO ESCOLAR?
tem por finalidade incentivar a ação das pessoas nos processos de gestão escolar numa perspectiva democrática. Mostrar procedimentos que assegurem a conquista de uma gestão participativa nos processos escolares, com igualdade de condições, comprometimento, permanência dos alunos, pluralismo de ideias e qualidade de ensino. Envolvendo assim, todos os segmentos interessados na construção de propostas coletivas de educação pública de qualidade.Tem como objetivo Analisar os desafios, as possibilidades e os limites das experiências de gestão democrática e de participação desenvolvidas na escola e no sistema de ensino.
Programação:
Dinâmica de acolhimento (Interpretação)
Leitura compartilhada do texto” escola autônoma e
democrática”, levantamento de expectativas
Slide – o problema não é meu
Socialização das ações desenvolvidas nas unidades escolares no caderno de atividades do módulo I
Estudo do módulo II Formar grupos através de dinâmica para realização das oficinas
Apresentação das oficinas
Dinâmica Em cada lugar uma idéia. Avaliar e fortalecer os laços afetivos dentro do grupo.
Apresentação do vídeo do módulo IX.
Problematização (levantar expectativas acerca do vídeo)
Oficinas para estudo dos capítulos do caderno de atividades: Projetos, deveres e obrigações: expondo as diferenças.
Avaliação do encontro
mensagem de encerramento – o Menestrel – Willian Shakespeare
“A gestão democrática do ensino e da escola assegura o direito de todos à educação, fortalece a escola como instituição plural, sem preconceitos e contribui para redução das desigualdades sociais, culturais e étnicas”.
(Dourado e Duarte (PROGESTÃO, 2010, Mod. II
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