segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Encontro do Módulo VIII

"O senhor... mire e veja o mais
importante e bonito do mundo é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, não foram terminadas, mas que elas vão sempre mudando. É o que a vida me ensinou.Isso me alegra. Muitão."
Guimarães Rosa
Como desenvolver a gestão dos servidores na escola?JUSTIFICATIVA:
Diariamente, o gestor coordena as atividades de um conjunto de servidores públicos, membros do magistério e pessoal de apoio da educação, os quais devem desempenhar suas respectivas atribuições para que a escola execute seu projeto pedagógico e garanta  educação de qualidade. Entre outras incumbências, o gestor precisa conferir responsabilidades e tarefas a serem cumpridas por diferentes grupos de servidores. Para isso, é necessário conhecer as atribuições definidas na legislação para cada um dos cargos que ocupam os servidores sob sua coordenação. Mais o gestor precisa saber qual a duração da jornada de trabalho desses servidores e o horário em que essa jornada deve ser cumprida na escola. Sistematicamente, o gestor se vê envolvido com a solução de problemas relacionados, por exemplo, ao encaminhamento da solicitação de licenças pelos servidores ou à substituição de docentes por motivo de faltas ou afastamentos legalmente concedidos. Professores e funcionários costumam dirigir- se ao gestor para solicitar alteração de procedimentos administrativos e reivindicar direitos. O gestor  sente, então, necessidade de conhecer ainda melhor a legislação vigente no país e em seu estado ou município para orientar seus colegas na busca de seus direitos, assim como para cobrar deveres e, se preciso, encaminhar as medidas disciplinares cabíveis a cada caso. Por fim,  sabe-se  que, para conseguir tudo isso, é preciso um bom clima de trabalho. Porém, às vezes, a "baarra" pesa!

OBJETIVOS:
Ø  Gerir o quadro de pessoal, atendendo aos preceitos legais e pedagógicos.
Ø  Avaliar o desempenho do pessoal docente e dos funcionários da escola.
Ø  Promover ações de qualificação de pessoal da escola.
Ø  Estabelecer clima de satisfação, participação e integração de toda aØ  Comunidade escolar.
Local: Escola Municipal Waldir Magalhães de Andrade
PROGRAMAÇÃO:
Reflexões sobre o estudo do módulo através de projeção do vídeo – Módulo VIII - exposição dialogada análise e discussão.
Discussões sobre os principais focos das unidades do módulo.
Leitura de memoriais e apresentação das atividades do caderno.
Orientações e esclarecimentos pertinentes a entrega do portfólio e recebimento do certificado.
Avaliação do encontro

Tudo o que a gente puder fazer no sentido de convocar
Os que vivem em torno da escola, e dentro da escola,
No sentido de participarem, de tomarem um pouco o
Destino da escola na mão, também. Tudo o que a gente
Puder fazer nesse sentido é pouco ainda, considerando
O trabalho imenso que se põe diante de nós, que é o de
Assumir esse país “democraticamente.”
 Paulo Freire
 TUTORA: Maria do Carmo Abreu Silva Amamabahy
Quijingue- Bahia
12 de Dezembro/ 2011
                

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