sexta-feira, 27 de maio de 2011

FOLDER DO ENCONTRO DO MÓDULO III

ENCONTRO DO MÓDULO III
Como promover a construção coletiva do projeto pedagógico da escola?
QUIJINGUE/ALGODÕES-BA
Tutores:
Quijingue: Mª do Carmo Amambahy
Algodões: Iara Batista Damascena
GLAÚCIA VARELA
multiplicadora regional
RICARDO OLIVEIRA
coordenação/progestão
ecretaria Municipal de Educação
QUIJINGUE-27 de Maio DE 2011

“o projeto da escola depende, sobretudo, da ousadia dos seus agentes, da ousadia de cada escola em assumir-se como tal, partindo da “cara” que tem, com o seu cotidiano e o seu tempo espaço, isto é, o contexto histórico em que ela se insere. projetar significa “lançar-se para a frente”, antever um futuro diferente do presente.projeto pressupõe uma ação intencionada com um sentido definido, explicito, sobre o que se quer inovar”
Moacir Gadotti
Realização
Prefeitura Municipal de Quijingue

Promover a construção coletiva do projeto pedagógico, articulando-o às várias formas de planejamento do trabalho da escola.
PPP
Toda escola tem objetivos que deseja alcançar, metas a cumprir e sonhos a realizar. O conjunto dessas aspirações, bem como os meios para concretizá-las, é o que dá forma e vida ao chamado projeto político-pedagógico - o famoso PPP. As próprias palavras que compõem o nome do documento dizem muito sobre ele:

- É projeto porque reúne propostas de ação concreta a executar durante determinado período de tempo.

- É político por considerar a escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos, que atuarão individual e coletivamente na sociedade, modificando os rumos que ela vai seguir.

- É pedagógico porque define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem.

Ao juntar as três dimensões, o PPP ganha a força de um guia - aquele que indica a direção a seguir não apenas para gestores e professores mas também funcionários, alunos e famílias. Ele precisa ser completo o suficiente para não deixar dúvidas sobre essa rota e flexível o bastante para se adaptar às necessidades de aprendizagem dos alunos.

PROGRAMAÇÃO
MATUTINO
1.Acolhimento- vídeo “Sementes” 8:30
2.Introdução do módulo III – Como promover a construção coletiva do projeto pedagógico da escola? (Em forma de cordel) 8:40

3.Oficina de produção de cartazes com imagens: A escola que temos - A escola que queremos. 9:10

4.Estudo individual (leitura reflexiva do módulo) 10:10

Intervalo 11:00

5.

Representação do PPP através de pintura 11:10
Grupo 1- Valores e missão da escola
Grupo 2 - Perfil da escola
Grupo 3- Perfil da comunidade
Grupo 4- Visão da avaliação
Grupo 5- Currículo
Almoço

VESPERTINO
6. Exibição do vídeo módulo III 13:30
7. Entrevista com Ricardo Oliveira responsável pelo PPP no município de Quijingue-1:50
8. Exposição teórica 15:00
Texto Complementar “Orientação para elaboração do PPP” 15:30
Intervalo
9. Orientação da atividade devolutiva no caderno de atividade do módulo IV /(seminário PPP) 16:00
10. Sensibilização do módulo IV e os informes 16:30
11. Encerramento – Avaliação e Gaivotas–vídeo 17:00


[...] Para que o gestor escolar consiga enfrentar mudanças significativas que elevem o padrão da escola, é preciso que ocorra uma mudança radical na atitude das pessoas, com o objetivo do que as mesmas passem a encarar a inovação como um desafio e sintam se estimuladas pela inovação pessoal e, assim, se tornem capazes de ir alem dos seus próprios limites. (Heloisa Luck)

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